Área Restrita

A FUNJAPE oferece aos seus parceiros um serviço exclusivo para a disponibilização de documentos e informações específicas via Internet. Para acessar a área desejada, utilize a opção ao lado.

Intranet



       área restrita    

Notícias   >   Voltar

 "Não deixamos ninguém na lista de espera"

Fundada em 2001, a Fundação do Câncer Jaime Pereira é uma entidade que atende pacientes que estão realizando tratamento oncológico, viabilizando recursos para tratar aqueles que encontram dificuldades em realizá-los pela rede pública de saúde. 

A entidade, que atualmente atende 150 pessoas de todas as faixas etárias, ofece transporte próprio para crianças e adolescentes que fazem tratamento médico no Hospital Boldrini em Campinas, de maneira que possibilite maior comodidade aos pacientes e familiares, além de medicação, complementos alimentares, cesta básica, leite e fraldas geriátricas. 

São 14 funcionários e cerca de 20 voluntários que ainda prestam assistência jurídica e dão aulas de artesanato, promovendo bem-estar e dando oportunidades aos pacientes. A Funjape procura manter um ambiente agradável e de esperança para todos. Além disso, são realizados passeios constantes e festas comemorativas a pacientes e familiares. 

O tratamento psicológico é fornecido pela entidade gratuitamente, com o intuito de fortalecer a auto-estima e o equilíbrio emocional do paciente para enfrentar a doença, assim como obter bons resultados. 

"Este trabalho para mim significa seriedade, respeito, dedicação e amor em relação ao ser humano que sofre não só fisicamente devido aos efeitos colateiras do tratamento, mas por um sofrimento de solidão, desespero, angústia e medo", diz Ana Paula Bitaco Frasseto, psicóloga da entidade há 5 anos. 

A Fundação é mantida através de doações financeiras do serviço de telemarketing da entidade e empresas que contribuem esporadicamente, assim como promoções e eventos, que são realizados durante o ano, ainda passa por dificuldades, segundo Ana Paula. "Nossa maior dificuldade é encontrar empresas parceiras que se comprometam a nos ajudar freqüentemente, através de doações financeiras ou com patrocínios, pagamentos de algumas das diversas despesas que temos, como: aluguel, farmácia, telefone, complemento alimentar, combustível, entre outros", diz. 

A necessidade de novos parceiros é devida ao número de cadastro de pacientes que tem aumentado e com isso, os custos do local para mantê-los, já que nenhum paciente é deixado na lista de espera. 

Para a realização deste trabalho é necessário além de profissionalismo, muita dedicação e amor ao próximo: "É gratificante poder acompanhar e compartilhar com essas pessoas todas as suas tristezas, dúvidas, questionamentos, pequenas vitórias e conquistas, alegrias e lágrimas, pois com ela aprendemos a dar mais valor as pequenas coisas que a vida nos proporciona e que são valiosas", conta a psicóloga.

Fonte: Revista Vitrine Piracicabana Publicação: Maio/Junho 2010 
Edição nº 6

Site desenvolvido pela
TBrWeb (XHTML / CSS)
Funjape - Fundação Jaime Pereira
Av. Dr. Paulo de Moraes, 312, Bairro Paulista - Piracicaba - SP
Fone: (19) 3927-4201 e 3927-4204 / 19 9 9737-4201